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ESCOLA ENTRE OS KAINGANG
 

Wilmar da Rocha D´Angelis
Linguista

A partir de meados do século XIX criaram-se Diretorias de Índios, nas Províncias, ocupadas em 'controlar' e tratar das questões com comunidades indígenas. No Paraná, com a contratação de missionários capuchinhos italianos, experimentaram-se as primeiras escolas de "Primeiras Letras" com presença de alunos índios.

A introdução de escolas em aldeias Kaingang começou, no entanto, a generalizar-se após a instalação do SPI, mas ainda assim, bastante lentamente. No Rio Grande do Sul, por exemplo, em 1910 o SPI assume a responsabilidade de uma área indígena (Ligeiro), onde instala uma escola na década seguinte, enquanto o governo estadual organiza um serviço, inicialmente também de inspiração positivista, que nos anos 20 inaugura escolas em algumas outras áreas. Muitas comunidades Kaingang, no entanto, só vieram a conhecer as primeiras escolas na década de 40 ou 50, e algumas apenas depois disso.

Ao longo do século XX, especialmente nos períodos de expansão da atividade agrícola e madeireira (particularmente nos períodos pós-guerra), as áreas indígenas foram alvo de pressões, invasões, esbulhos oficiais e dilapidação (também oficial) do patrimônio florestal. Essa história de esbulho é acompanhada pela ocupação, também, de toda a cercania das terras indígenas por imigrantes e descendentes de imigrantes, pequenos proprietários e fazendeiros. A presença cada vez mais maciça de brancos nas proximidades de suas terras e - a partir das invasões e de arrendamentos promovidos pelo SPI - dentro das próprias áreas foi fator importante de compulsão contra a permanência de tradições e práticas culturais indígenas, incluída a língua, além de casamentos interétnicos (o casamento com mulher índia, para os caboclos alijados de suas terras pelo empreendimento colonizador europeu, era garantia de acesso a esse bem de produção: a terra).

 

 
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“Aprisionando sonhos:
a educação escolar indígena
no Brasil”

de Wilmar
da Rocha
D'Angelis

Edit. Curt
Nimuendajú
2012

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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