.: Conheça o site da Editora .:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Página do mês: > NOVO ARQUIVO PARA BAIXAR
 

Em março de 1912 um grupo Kaingang aproxima-se do acampamento do Serviço de Proteção aos Índios (SPI), no Oeste do Estado de São Paulo, e estabelece o primeiro contato pacífico de um grupo Kaingang paulista com não-índios. Os Kaingang haviam feito tentativas anteriores, com trabalhadores da ferrovia Noroeste em construção, e foram rechaçados. Chefiada por Luiz Bueno Horta Barbosa (1872-1933), a Inspetoria Regional do SPI no Estado de São Paulo era responsável pelas ações

oficiais de contato. As impressões dos funcionários do SPI, e informações sobre o trabalho que foi chamado de "A pacificação dos Kaingang paulistas", foram reunidas por Horta Barbosa em uma conferência proferida na capital paulista em 19 de novembro de 1913. O texto da conferência foi publicado em 1925 e republicado em 1947. O Portal Kaingang disponibiliza, para download, versão digitalizada do exemplar do acervo de Wilmar D'Angelis e Juracilda Veiga (apenas a capa aparece parcialmente danificada).

PORTAL KAINGANG: ajude-nos a manter atualizado

Criado em 2005, o Portal Kaingang busca manter, na web, um espaço de informação segura e atualizada a respeito do povo Kaingang.
Não contamos com recursos de projetos ou ajudas do exterior, mas temos buscado atualizá-lo e expandi-lo permanentemente. Se você encontrar falhas ou desejar contribuir com mais informações ou sugestões, sua ajuda será muito bem vinda.
Escreva-nos: contato@portalkaingang.org .
Desde já, muito obrigado.

Os Editores (quem somos).

 
 
>
 
 

Apoie o

Portal
Kaingang

.org

Escreva para:
contato@
portalkaingang
.org

>

 
 

© 2014 Portal Kaingang - WebMaster (Wilmar)