.: Conheça o site da Editora .:
 
.: Esta página tem o apoio da ong Kamuri (Campinas, SP) .:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
OS JÊ MERIDIONAIS:KAINGANG E XOKLENG (Laklãnõ)
 

Juracilda Veiga
Antropóloga

A denominação Kaingang ficou mundialmente conhecida através do trabalho de Jules Henry, "Jungle People: A Kaingang tribe of the highlands of Brazil" (1941), na verdade um trabalho sobre os Aweikoma ou Xokleng, como são mais conhecidos. Comecei minha pesquisa criticando a atribuição da denominação Kaingang aos Xokleng, por tratar-se de duas culturas com traços bastante marcantes que as distinguem e acabei concluindo que Henry tinha boas razões para creditar aos Xokleng e Kaingang a mesma denominação, são de fato os mais próximos entre os Jê e partilham uma mesma cosmovisão, embora sua organização social tenha diferenças marcantes, ainda não plenamente esclarecidas. Francisco Schaden enfatizara, como as diferenças mais evidentes entre Kaingang e Xokleng:

...o botoque labial, usado somente pelos homens da tribo dos Xokléng e não pelos Kaingáng. A esse adereço devem aqueles a denominação de Botocudos, enquanto os Kaingáng se tornaram conhecidos como Coroados por cortarem o cabelo em forma de tonsura, costume em que, aliás, não se distinguem dos Xokléng.

A festa de iniciação tribal, em que o jovem é admitido na categoria dos adultos, recebendo o seu primeiro botoque, é o acontecimento mais importante na vida social dos Xokléng. Entre os Kaingáng não se realizam ritos de iniciação e não é provável, tampouco, que essas cerimônias e o uso do botoque tenham existido entre eles em épocas antigas.

 
 
 
 
 
 
Página>>
1
 
 

“Aspectos
Fundamentais
da Cultura
Kaingang”

de Juracilda Veiga

Editora Curt
Nimuendajú

Visite
www.
curtnimuendaju
.com.br

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

© 2006 Portal Kaingang - WebMaster (Wilmar)