Portanto, em 1869 os Kaingang foram até o governo da Província do Paraná requerer terras para si. É possível que muitas outras viagens e tratativas tenham sido feitas até que, em 1902, o governo do Paraná reservou para a gente do Cacique Vaicrê as terras entre os rios Xapecó e Xapecozinho e a recém construída linha telegráfica; a história da terra indígena Xapecó será detalhada adiante.
Um último ponto a destacar, nesse panorama da ocupação territorial Kaingang e, particularmente, da ocupação Kaingang no Oeste de Santa Catarina, é o fato de que essa ocorrência não só foi reconhecida historicamente pelos governos brasileiros e provinciais, como foi usada pelos primeiros governos republicanos como prova do domínio luso-brasileiro sobre a região. De fato, “a ocupação Kaingang foi o principal argumento do Barão do Rio Branco para defender a pretensão brasileira sobre as terras do Oeste Catarinense, contra a Argentina. Ele estabelecia que os Kaingang sempre foram súditos do rei de Portugal, enquanto os Guarani o eram da Espanha” (Veiga 2000:41 – nota 15).
Como resumo, pode-se dizer que o povo Kaingang distribui-se ainda hoje por todo seu território tradicional, em sua época de maior extensão (à exceção da Argentina). Sobre isso vale registrar o que assinala D’Angelis (1984:7): “qualquer que tenha sido sua amplitude, o que é sem dúvida consensual é o fato de que as terras situadas entre os rios Iguaçu e Uruguai são parte desse território tradicional original do povo Kaingang”. O que a penetração luso-brasileira provocou foi, em alguns lugares desse grande território, o aniquilamento ou a expulsão dos indígenas, e em outros, a redução drástica de sua ocupação (quase sempre, com o expediente da demarcação de “reservas”). Como se viu (e adiante se historia em detalhes), este último é o caso dos Kaingang do Oeste Catarinense e, em particular, da mesopotâmia Chapecó-Chapecozinho. Nessa área, em pleno coração do vasto território original desse povo, vivem atualmente perto de quatro mil indígenas, ou seja, em torno de 16% da população total Kaingang.